Veja como se inscrever no CadÚnico e tenha acesso a benefícios exclusivos

O governo federal criou o CadÚnico para melhorar o acesso a benefícios sociais. Este é um sistema que coleta e cruza dados dos cidadãos para ajudá-los a se inscrever em programas como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Saiba mais!

Vantagens exclusivas do CadÚnico

Entenda a importância do CadastroÚnico para milhares de cidadãos brasileiros. (Fonte: Reprodução Google).
Entenda a importância do Cadastro Único para milhares de cidadãos brasileiros. (Fonte: Reprodução Google).

Leia em seguida: ÓTIMA NOTÍCIA PARA APOSENTADOS E PENSIONISTAS: Seu Pagamento do INSS Está Disponível – Confira então agora a Data de Recebimento e valores aqui mesmo!

O Bolsa Família é um programa destinado a famílias que vivem em graves condições de pobreza, incluindo idosos carentes, que podem receber um auxílio de até R$ 600 mensais.

Quando se trata do BPC, este benefício é concedido as pessoas com deficiência e idosos acima de 65 anos que estão em situação de vulnerabilidade e dessa forma, podem receber um salário mínimo de R$ 1.412 como benefício em 2024. Para obter o BPC, a renda por pessoa da família não pode exceder 1/4 do salário mínimo.

Os passos a seguir para obter os benefícios do CadÚnico

É necessário estar inscrito no CadÚnico para solicitar qualquer um desses benefícios. Para o BPC, um pedido junto ao INSS é necessário. Isso pode ser feito pessoalmente ou pelo aplicativo Meu INSS, que está disponível nos sistemas Android e iOS.

Leia em seguida: Inscritos no BPC agora têm direito a moradia gratuita pelo Minha Casa Minha Vida! Veja a seguir como é possível

Um assistente social deve orientar adequadamente o idoso durante o processo de solicitação para que ele conheça todos os direitos aos quais tem direito e maximize o uso dos recursos disponíveis.

Como faço para me inscrever no CadÚnico?

  • Residir no Brasil e ter uma renda mensal de no máximo meio salário mínimo por família;
  • serem membros da mesma família que estão grávidos, crianças ou adolescentes menores de 17 anos;
  • ser um beneficiário de programas sociais financiados pelo governo federal, como o Bolsa Família.

Pode-se fazer a inscrição pessoalmente no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou online no Meu CadÚnico.

Leia em seguida: INSS 2024: Descubra Agora Como Fica o Reajuste para Quem Ganha Mais de 1 Salário! Veja

Para se registrar online, você deve acessar a plataforma mencionada, escolher a opção “Inscrição” e preencher as informações solicitadas. Em seguida, você deve enviar os documentos necessários.

Após a inscrição, o CadÚnico avalia os dados da família e, se for aprovado, a família é incluída nos programas sociais do governo federal. Atualizar as informações do Cadastro Único é essencial porque qualquer mudança pode impedir que você receba benefícios sociais.

Uma conquista para essa população em situação de vulnerabilidade social são os avanços do CadÚnico e a inclusão de benefícios especiais para os idosos. Trata-se de um serviço crucial que melhora a qualidade de vida e a dignidade de milhares de idosos no Brasil.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp

Veja Também:

ATENÇÃO: INSS está BLOQUEANDO BENEFÍCIOS do BOLSA FAMÍLIA! – VEJA AGORA e DESBLOQUEIE seu BENEFICIO (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extraTenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.