Viva com Segurança: 7 Dicas Essenciais Contra Quedas!

Encontre dicas para prevenir quedas de idosos, e compreenda a importância desse cuidado na saúde do idoso. Aproximadamente, 30% dos idosos sofrem quedas anualmente, sendo que 40% dessas quedas são de pessoas acima de 80 anos. Além da idade, fatores como condicionamento físico precário, fraqueza nos membros e uso de medicamentos contribuem para esse cenário desafiador.

A prática de exercícios na terceira idade é um diferencial importante nesse sentido, especialmente para mulheres. Hábitos como exames oftalmológicos, uso de sapatos antiderrapantes e moderação no consumo de álcool desempenham papel vital para prolongar a saúde do idoso.

Contudo, fatores externos, como pisos encerados e iluminação inadequada em casa, também são determinantes. Sendo assim, veja a seguir 7 dicas para transformar seu lar em um refúgio seguro, prevenindo armadilhas para os idosos.

Coloque uma luminária, um telefone e uma lanterna perto da cama

Encontre a seguir 7 dicas para prevenir quedas de idosos.
Encontre a seguir 7 dicas para prevenir quedas de idosos. (Fonte: reprodução Google)

Isso vai facilitar de mais o dia a dia! Em qualquer situação de urgência durante a noite, ter a disposição uma fonte de iluminação de fácil alcance pode ser indispensável para a segurança dos idosos, contribuindo para prevenir eventuais quedas em móveis ou objetos.

Leia mais: Programa de Passagens Aéreas do Governo Anuncia Desconto Especial para Idosos – Veja Detalhes!

CLIQUE AQUI e receba as principais notícias do JORNAL JF pelo WhatsApp

Cama na altura ideal

A altura do colchão pode representar um perigo.

Ter que pular ou dobrar as pernas de maneira mais abrupta ao sair da cama pode ser um perigo para pessoas com certa idade. Por isso, opte por camas que tornem o acesso mais fácil. Pois, até mesmo um pequeno desequilíbrio pode ser bastante perigoso na terceira idade.

Leia mais: Urgente! Banco Central Libera 6 Pagamentos que Você Pode Ter Direito – Descubra Como Receber Agora!

Portas leves e maçanetas grandes

Tanto na porta do quarto, banheiro ou nos móveis, é preciso ter bastante atenção. Pois tentar ao máximo evitar que os idosos se esforcem demais reduz bastante as chances de caírem.

Leia mais: Participe do Evento Jornada da Riqueza e entenda como ganhar mais dinheiro e sair das dívidas

Evite móveis em áreas de circulação

É recomendável que mesas de centro, porta-revistas, plantas e outros móveis ou objetos de decoração estejam sempre nos cantos. Essas coisas no meio do caminho podem representar um risco na locomoção do idoso, ao fazê-lo tropeçar.

Leia mais: Carteirinha do Idoso no INSS 2024: Aposentados Ganham Mais Benefícios – Saiba Tudo!

Posição dos interruptores

Quando entramos em um lugar escuro, por instinto, procuramos um o botão de luz bem perto da porta. Mas em algumas casas, isso não é assim. Tente colocar os interruptores logo na entrada do local, para que os idosos não precisem andar no escuro e evitem problemas maiores.

Leia mais: Justiça libera R$ 1,5 bilhão para atrasos do INSS: Veja se você tem direito

Mobílias muito baixas

Lembra quando falamos lá no começo que a fraqueza nas pernas é um dos principais motivos que aumentam o risco de quedas em idosos? Pois é, quando a gente se levanta de uma poltrona ou sofá muito baixo, a pressão nas pernas fica bem alta. Como os idosos geralmente não têm muita força física nessa parte do corpo, se levantar de um lugar assim é bem difícil.

Leia mais: Entenda a Revisão do Buraco Negro do INSS: Quem tem direito e como solicitar

Molhou o chão? Limpe imediatamente

Essa nem precisa de explicação, não é? Chão molhado é um convite para quedas sérias, não só para idosos. Por isso, fique de olho na situação do chão por onde o idoso vai andar.

Leia mais: Concurso em Brasília oferece 100 vagas para Analistas de Planejamento e Orçamento!

Veja Também:

LULA e INSS NÃO vão PAGAR ADIANTAMENTO de 13 SALÁRIO em 2024? VEJA AGORA! (Fonte: João Financeira TV).

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.