Todos os anos o Instituto Nacional do Seguro Social, realiza o pagamento do 13° salário INSS para os seus assistidos. Em 2022 não foi diferente, os aposentados e pensionistas puderam contar com essa gratificação, mas de forma antecipada, beneficiando em torno de 30 milhões.
A antecipação do abono extra se deu pelo fato do Governo Federal buscar impulsionar a indústria e o comércio. Além disso, auxiliar financeiramente a população brasileira que passa por dificuldades que aumentaram no pós-pandemia.
Entretanto, o depósito antecipado do 13° salário do INSS, não aconteceu para os novos beneficiários a partir do mês de maio deste ano, pois não houve tempo hábil para os incluir no calendário previsto. Dessa forma, visando garantir o direito de recebimento deles, os pagamentos acontecem em parcela única no mês de novembro.
Continue acompanhando e esclareça todas suas dúvidas sobre o 13° salário INSS!
Perguntas Frequentes
O que é o décimo terceiro salário?
O décimo terceiro salário ou abono natalino consiste em um salário extra, pago para alguns grupos de beneficiários do INSS todos os anos. Dessa forma, o repasse dos valores devidos acontece em duas parcelas e no segundo semestre de cada ano, com exceção das antecipações feitas nos últimos anos.
Leia mais: Novo RG Digital: Veja Como Emitir 2ª Via Sem Pagar Nada
Quem tem direito ao décimo terceiro salário do INSS?
O pagamento do 13° salário do INSS é feito para quem recebe aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão e salário-maternidade.
Quem recebe o BPC vai receber décimo terceiro em 2022?
Não. Atualmente, existem propostas solicitando o pagamento do 13° salário BPC, mas não deve ocorrer neste ano, pois precisa passar por uma tramitação até sua aprovação. Nesse sentido, o motivo deles não receberem é por se tratar de um benefício assistencial, com previsão na Lei Orgânica da Assistência Social.
Leia mais: Auxílio Brasil: Use O CARTÃO VIRTUAL Para Realizar Saques E Pagamentos; Veja Como
Quem vai receber o 13º salário em parcela única?
O pagamento do 13° salário em parcela única vai se destinar aos novos beneficiários do INSS a partir do mês de maio deste ano, pois não puderam receber a antecipação. Portanto, os aposentados e pensionistas e os beneficiários de salário-maternidade, auxílio-reclusão, auxílio-acidente e auxílio-doença, recebem no mês de novembro.
Leia mais: INSS Libera Novo Cartão Benefício Para Os Beneficiários Do BPC/Loas
Como calcular o décimo terceiro salário?
Para calcular o valor do décimo terceiro salário que você vai receber, divida o seu salário bruto por 12. Em seguida, multiplique o resultado obtido pelo número de meses em que você recebe o benefício previdenciário. Mas atenção, a segunda parcela possui desconto de Imposto de Renda para aqueles que precisam fazer o pagamento.
Leia mais: Governo Libera R$1,03 Bilhão Em Recursos Para Pagamento Do Auxílio Caminhoneiro
Vai ter o 13° salário do Auxílio Brasil em 2022?
Não há previsão do pagamento do décimo terceiro salário para os participantes do Auxílio Brasil 2022, pois o projeto de lei precisa ser aprovado pelo Congresso Nacional.
Leia mais: Vem Aí: APOSENTADOS Recebem R$ 100 MIL Em Breve! Veja Agora
Comecei a receber benefício do INSS em maio de 2022, tenho direito ao 13º salário do INSS?
Sim. Quem começou a receber seu benefício do INSS a partir do mês de maio deste ano, recebe o seu abono extra do 13° salário do INSS em parcela única no mês de novembro. No entanto, proporcional ao tempo que possui de benefício.
Leia mais: SAIU LISTA De BANCOS E A Nova Data Do Empréstimo Auxílio Brasil
Dica bônus:
Portanto, receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!