Todos os segurados do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) devem estar cientes dos fatores que afetam o recebimento de seus benefícios ou contratos de produtos relacionados a ele. Ainda mais quando falamos de empréstimo consignado, muitos não sabem como funciona a maciça do INSS, seu prazo, e fator de ligação direta na concessão da linha de crédito.
Diferente dos pagamentos de benefícios, que têm datas próprias, o prazo da maciça pode variar conforme cada mês. Sendo assim, para entender como ela funciona, e como impacta a concessão do seu crédito, continue conosco. A seguir, veremos mais detalhes da maciça.
O que é o período da maciça INSS?
Todos os meses, seguindo o calendário do INSS, ocorre o pagamento dos benefícios concedidos, mantidos e atualizados ocorre pela folha da Dataprev, órgão responsável por administrar a base de dados do instituto.
Para entendermos como funciona a maciça do INSS, é preciso entender que está folha de pagamento do Dataprev é conhecida assim, pois reúne mais de 37 milhões de brasileiros. Ou seja, maciça, na verdade, é o período no qual o balanço do banco de dados do INSS é realizado.
Ele serve para que o órgão faça a coleta e processamento de dados dos beneficiários, garantindo o pagamento correto dos valores de cada benefício.
CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Para que serve o período de maciça do INSS?

O período da maciça ocorre para que o órgão do INSS (Dataprev) possa processar informações relevantes quanto ao pagamento de benefícios do mês seguinte. Um bom exemplo para esclarecer o que é esse período, é imaginar uma empresa que processa mensalmente a folha de pagamento dos seus funcionários.
Assim funciona a maciça do INSS, porém para os benefícios da autarquia. Ao longo desse período, a autarquia analisa e processa os dados dos segurados para garantir que o próximo ciclo de pagamentos ocorrerá corretamente. Esta é uma etapa indispensável para garantir que os beneficiários do INSS recebam de forma adequada.
Qualquer diferença entre os dados pode ocasionar em problemas na folha de pagamento. Dessa forma, por causa do esforço do órgão em garantir o pagamento correto dos benefícios, outros procedimentos podem acabar ficando em segundo plano.
Vale ressaltar que esse período da maciça pode ser usado também para implementação de novidades relacionadas aos órgãos envolvidos. Um exemplo é a maciça de 2022 em que o Dataprev usou a ocasião para implementar o aumento nas linhas de consignação disponíveis para contratação, que passou nove para quinze ao todo.
Como a maciça afeta os benefícios do INSS?
Ao longo do período da Maciça do INSS, é possível que os beneficiários sintam dificuldades no uso de certos serviços relacionados ao instituto, como a averbação de empréstimo, ou o bloqueio e desbloqueio do benefício para a contratação de empréstimo.
Leia mais: Tristeza confirmada no INSS: cerca de 6 milhões ficam sem receber 13 salários em 2024
Isso, pois a continuidade ou não do pagamento do benefício tem influência direta na contratação do empréstimo consignado. Sendo assim, essas funcionalidades podem ser adidas até que o processamento de informações dos beneficiários seja concluído.
Como pode impactar no empréstimo consignado?
Por fim, como o desconto das parcelas do empréstimo consignado ocorre em folha de pagamento, a probabilidade de inadimplência é reduzida, o que torna a taxa de juros dessa modalidade mais acessíveis.
Porém, durante os períodos de maciça, quando há grande volume de beneficiários, o processo de averbação do empréstimo pode levar mais tempo que o imaginado. Assim, quem deseja realizar um contrato de empréstimo deve estar atento a isso, para que seu pedido seja aprovado mais rápido.
Veja Também: Descubra quem terá de realizar a prova de vida esse mês de abril!
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!