FIQUE INFORMADO: Veja Aqui como Entrar em Contato com o INSS! Confira

Se você encontrou pendências junto ao Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), é importante saber que existem diversas maneiras de resolver a situação, como a utilização da plataforma Meu INSS. Mas, já pensou na possibilidade de resolver tudo com uma simples ligação? É sobre isso que vamos falar aqui – mais especificamente, sobre como ligar para o INSS.

Dentro dos próximos dias, uma média de 9 mil pessoas receberão uma ligação oriunda do INSS, visando o reagendamento de uma nova perícia médica para os usuários que aguardam pela realização desse procedimento. Entenda o motivo e confira a seguir, como funciona toda essa dinâmica!

CLIQUE AQUI e receba as Principais Notícias do BLOG JOÃO FINANCEIRA pelo WhatsApp

Por que o INSS está ligando para os aposentados?

Aprenda sobre como ligar para o INSS, e veja o que está acontecendo com os telefonemas. (Fonte: Edição/João Financeira).
Aprenda sobre como ligar para o INSS, e veja o que está acontecendo com os telefonemas. (Fonte: Edição/João Financeira).

Desde o dia 25 de setembro, os segurados do INSS que estão aguardando por uma perícia há mais de 45 dias têm a possibilidade de ter esse procedimento antecipado. E a comunicação referente a isso está sendo feita diretamente pela Central de Atendimento do INSS, que funciona pelo número 135.

Leia mais: NOVIDADE: Aumento de 5% no INSS para Aposentados – Notícias Recentes Aqui!

Neste cenário, a Central está entrando em contato com os segurados que precisam remarcar atendimentos ou confirmando/antecipando o agendamento de perícia médica e/ou avaliação social. O número que será exibido para você, neste caso, será o (11) 2135-0135.

Assim, as perícias médicas serão antecipadas através do sistema Atestmed, que permite que os segurados enviem laudos e atestados pela internet para a análise de um médico perito à distância. Inclusive, foi criado durante a pandemia da Covid-19.

Leia mais: ALERTA INSS: Benefícios Sob Revisão Podem Ser Cortados em Dezembro – Verifique a Lista do Pente-Fino!

E ainda, o INSS vai ligar para quem entrou com o pedido do BPC (Benefício de Prestação Continuada), precisa de perícia médica, mas está aguardando há mais de 100 dias. Esse contato está acontecendo por meio dos números indicados.

E se eu precisar acionar a Central de Atendimento do INSS?

Às vezes pode ser necessário que você entre em contato com o INSS e, para isso, basta discar o famoso número 135. Esta chamada é gratuita de telefone fixo ou orelhão. Se você estiver ligando de um telefone celular, será cobrado o valor de uma ligação local. O atendimento funciona das 07h às 22h, de segunda-feira a sábado, conforme horário de Brasília.

Leia mais: Como Consultar o Benefício do INSS? Guia Completo

É necessário realizar uma perícia sempre que houver a necessidade de identificar a possibilidade de concessão, prorrogação ou interrupção de um benefício. Nos casos de acidentes, lesão ou doença, por exemplo, será necessário buscar atendimento médico e apresentar um atestado de afastamento.

O que acontece se eu perder o prazo para a perícia médica?

Caso o prazo para a perícia médica seja perdido, é recomendado entrar em contato com o INSS para explicar o motivo. Ainda assim, caso a perícia não seja realizada, será obrigatório recorrer na forma administrativa ou judicial.

Leia mais: EXCLUSIVO: Cartão do Idoso para Ônibus – Dicas para ter o Seu Rapidamente!

Esse é um resumo sobre como ligar para o INSS, assim como alguns detalhes sobre o que você precisa saber sobre as ligações realizadas pelo instituto. Lembre-se, caso haja necessidade, você mesmo pode tomar a iniciativa e acionar a Central de Atendimento do INSS.

Veja também:

Pagamento do 13º salário do INSS em 2023. (Fonte: João Financeira TV).

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.