Em março deste ano, o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) pegou os aposentados, pensionistas e demais beneficiários da Previdência Social de surpresa, e isso não se trata de nenhuma mentira de 1 de abril. Por isso, a forma sobre como solicitar benefício por incapacidade temporária online mudou!
Esse benefício por incapacidade temporária trata-se do antigo auxílio-doença. Ele se apresenta como temporário, por sua vez, justamente por se tratar de um benefício que ainda não é permanente, mas, pode ser.
Então, veja a seguir tudo sobre como solicitar benefício por incapacidade temporária online! Leia!
Do que se trata o benefício por incapacidade temporária?

Embora pareça algo novo, o benefício por incapacidade temporária trata-se do antigo auxílio doença. Nesse sentido, é um benefício concedido pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) ao trabalhador que, de forma temporária, fica impossibilitado de realizar suas atividades de labor.
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Todavia, isso pode acontecer por uma condição de saúde, física ou psicológica. E o estado de incapacidade precisa passar por uma avaliação médica e ser considerado reversível. Do contrário, estaríamos diante de uma incapacidade permanente, ou aposentadoria por invalidez.
Em se tratando das condições necessárias para a sua solicitação, deve-se ser segurado da Previdência Social, além de estar incapacitado para o trabalho por mais de 15 dias consecutivos, ter realizado ao menos 12 contribuições para a Previdência. No entanto, existem exceções quanto a algumas doenças.
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Durante a pandemia da Covid-19, o sistema da Previdência Social passou por muitas mudanças como aconteceu com a Reforma da Previdência, buscando trazer mais segurança para essas pessoas. E assim, a perícia médica presencial foi substituída pela perícia por documentos, dentre outras mudanças como também com a prova de vida.
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E quais são as novas mudanças com relação ao benefício?
Em março, o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) pegou os aposentados, pensionistas e demais beneficiários da Previdência Social de surpresa, anunciando uma inovação quanto a forma de solicitar o auxílio por incapacidade temporária.
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É importante lembrar que, a nova perícia por documentos traz uma forma de solicitar através do ATESTMED. Ele permite uma análise mais rápida, sem a necessidade de passar por perícia. Todavia, não há limite de território ou prazo mínimo de espera para agendar uma perícia médica.
Entretanto, na ausência da análise realizada pelo ATESTMED, a autarquia reivindica uma perícia presencial.
Em 2023, os segurados também passaram a poder apresentar na própria agência o atestado médico na agência, mediante a senha do serviço “Protocolo de Requerimento” ou ainda pela plataforma, ou aplicativo Meu INSS.
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No entanto, com as novas mudanças anunciadas em março, os segurados já podem solicitar o auxílio sem agendar previamente na plataforma. Dessa forma, o atestado vai ser digitalizado pelos servidores e o processo de regularização deve ocorrer em cinco dias.
Aprenda como solicitar benefício por incapacidade temporária online
Após entender sobre todas as mudanças quanto ao benefício por incapacidade temporária, resta saber como deve ser solicitado. Por essa razão, traremos um passo a passo completo. Em primeiro lugar, acesse a plataforma ou aplicativo Meu INSS.
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Depois disso, clique em “Pedir Benefício por Incapacidade”. Logo após, acesse o serviço desejado.
No entanto, para acompanhar e saber o andamento do seu pedido, basta entrar na plataforma. Clicar em “Consultar Pedidos“. Depois disso, basta encontrar o seu processo na lista. Assim, clique em “Detalhar” para ver mais detalhes.
É importante lembrar que, apenas pessoas que realmente precisam do auxílio devem solicitá-lo para não cometer crimes, inclusive, sendo responsabilizados durante o procedimento do pente fino ou como a prova de vida realizados todos os anos pela autarquia. Continue no João Financeira para mais notícias!
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