Novidade: Calendário de Pagamento do 13º Salário do INSS – Veja as Datas Oficiais!

A dúvida é: qual o calendário pagamento 13 salário INSS 2024? Afinal, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ainda não informou nada sobre esse assunto. Portanto, as datas ainda são uma incógnita.

Veja, a seguir, a previsão de datas do calendário pagamento 13 salário INSS. Boa leitura!

Valor e calendário pagamento 13 salário INSS

Antecipação do calendário pagamento 13 salário INSS não foi confirmada (Fonte: Edição / Jornal JF)
Antecipação do calendário pagamento 13 salário INSS não foi confirmada (Fonte: Edição / Jornal JF)

No ano de 2024, os aposentados e pensionistas que recebem até um salário mínimo terão direito a um valor de R$ 1.412. Aqueles que recebem acima do salário mínimo tiveram um reajuste de 3,71%, calculado com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Leia mais: Olimpíadas 2024: Confira modalidades, datas e horários do jogos em Paris

Quanto à expectativa de antecipação do calendário pagamento 13 salário INSS, muitos aposentados questionam se esse benefício vai à conta mais cedo em 2024, como ocorreu nos últimos anos. Em 2023, o presidente emitiu um decreto antecipando os pagamentos do 13º para maio, visando aquecer a economia.

No entanto, o INSS esclareceu que não há planos de antecipação do calendário pagamento 13 salário INSS 2024. Portanto, os pagamentos das duas parcelas do 13º serão realizados nos meses de agosto e novembro, conforme o planejamento original.

CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp

Quem tem direito ao 13º salário?

É importante destacar que têm direito ao 13º salário os segurados do INSS que tenham recebido auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte ou auxílio-reclusão. Porém, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) não concede direito ao 13º salário, pois é um benefício assistencial, não um salário.

Leia mais: Boa Notícia: Justiça Libera R$84.720 em Precatórios para Aposentados e Pensionistas do INSS – Descubra como Sacar!

Calendário pagamento 13 salário INSS

O calendário pagamento 13 salário INSS ocorre conforme o da seguridade social, levando em conta o dígito final do Número de Identificação Social (NIS). A primeira parcela, correspondendo a 50% do valor total, é com a renda referente ao mês do beneficiário. Mas a segunda parcela, paga um mês depois, inclui descontos aplicáveis, como imposto de renda e empréstimo consignado, se houver.

Leia mais: Abertura do ano legislativo pelo Congresso aconteceu nesta Segunda com Pautas de economia

Vale lembrar que a primeira parcela, caso não haja antecipação, ocorre em agosto e a segunda em novembro.

Veja Também:

TODOS PEDIRAM: RESPOSTA do 13° e 14° salário INSS 2024 – SAIU CALENDÁRIO de PAGAMENTOS? (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extraTenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.