A chuva forte deixou no Rio Grande do Sul cerca de 1 milhão de imóveis sem água, hospitais fechados e ameaça muitas barragens do Estado. Confira agora por meio dessa matéria mais informações a respeito da catástrofe que está acontecendo no Rio Grande do Sul e como você pode ajudar sem precisar sair de casa.
Chuva no Rio Grande do Sul
As fortes chuvas que estão correndo no Rio Grande do Sul já deixaram mais de 1 milhão de casas sem água e mais de 500 sem energia elétrica. Dentro do período de 10 dias, entre o dia 24 de Abril e 4 de Maio, o estado foi devastado por grandes chuvas que acumulavam um total de 420 mm. Este volume equivale a cerca de três meses de precipitação, de acordo com o governo estadual.
Dessa forma, a defesa civil emitiu novos alertas de inundação para cerca de 16 municípios na região metropolitana de Porto Alegre. Vale destacar, que o órgão emitiu um aviso que nem todas as áreas seriam igualmente afetadas e assim me recomendou que os residentes dessas zonas mais baixas buscam refúgio para se proteger.
CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Atualmente há cerca de 16 alertas de inundação em municípios da região metropolitana como Porto Alegre, Barra do Ribeiro, Canoas, Cachoeirinha, Charqueadas, Eldorado do Sul, Guaíba, Montenegro, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Pareci Novo, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Taquara e Triunfo.
Com a constante elevação do nível da água de rios, acaba pressionando cerca de 12 barragens, de acordo com o governador Eduardo Leite. A barragem 14 de Julho situada entre Cotiporã e Bento Gonçalves acabou rompendo parcialmente na última quinta-feira, 2 de maio.
Leia mais: Alerta para Aposentados: INSS Pode Realizar Cortes nas Aposentadorias – Saiba Mais!
Cerca de 17 hospitais acabaram sendo fechados por causa das fortes chuvas e reduziu a capacidade de atendimento de outros 75 hospitais de acordo com o Eduardo Leite. A situação do Rio Grande do Sul pode ainda vir piorar nos próximos dias, pois há previsão de mais chuva no estado.
Como posso ajudar o Rio Grande do Sul?
Atualmente estão sendo feitas várias vaquinhas online de doações ao estado, dessa forma temos, infelizmente, pessoas que estão se aproveitando dessa situação para acabar lucrando. Por conta disso, caso você queira realizar alguma doação, você deve fazer para as vaquinhas oficiais.
Uma das vaquinhas é do próprio Governo do Estado do Rio Grande do Sul e caso você queira fazer a doação não ao estado, mas por uma outra vaquinha oficial, você pode fazer para o influencer Badin, que está ajudando atualmente milhares de pessoas que se encontram desabrigadas.
Doe aqui
Veja Também: Novidades para o bolso dos beneficiários da Previdência Social!
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!