Saiba como solicitar o BPC/LOAS: benefício do INSS para quem nunca contribuiu

O INSS dá a oportunidade de algumas pessoas receberem um salário mínimo mensal sem contribuir. Veja agora como você pode ter acesso ao BPC LOAS, um benefício do INSS que não requer contribuição previdenciária. Confira a seguir como você pode solicitar este benefício agora mesmo:

Como funciona o BPC LOAS?

Critérios para receber o BPC/Loas, o benefício que não requer contribuição. (Fonte: Edição/Jornal JF)
Critérios para receber o BPC/Loas, o benefício que não requer contribuição. (Fonte: Edição/Jornal JF)

O BPC LOAS é um benefício do INSS, que pode ser concedido para idosos com mais de 65 anos de idade ou pessoas com deficiência.  Vale ressaltar que para ambos grupos, a pessoa deve comprovar baixa renda. Além disso, os beneficiários precisam ter cadastro único atualizado. O BPC LOAS é um benefício assistencial, para quem nunca contribuiu para o INSS e que passa por dificuldades financeiras.

Veja: INSS: 13º Salário Será Antecipado em 2024? Confira os Detalhes do pagamento! Confira mais

Por se tratar de um benefício assistencial, ele não possui o pagamento de um 13º salário como a aposentadoria e pensão por morte do INSS.  Vale ressaltar também, que o beneficiário desse benefício falecer, a família não terá direito a uma pensão.

CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp

Esse benefício paga somente o valor de um salário mínimo, dessa forma, em nenhuma situação de extrema pobreza o valor do benefício será maior. Com isso, BPC LOAS não é considerado um benefício previdenciário, então não deve ser confundido como uma aposentadoria.

Leia mais: Décimo Terceiro do INSS 2024: Datas, Pagamentos e Quem Tem Direito

Documentação necessária para solicitar o benefício

Caso você se enquadre em todos os requisitos mencionados acima, deve ser necessário levar a carteira de identidade do titular e de seus dependentes. Além disso, também é obrigatório levar o título de eleitor no caso de maior de 18 anos ao CRAS. Sendo assim obrigatório realizar a inscrição no cadastro único.

Então se dirija até o CRAS e realize o seu cadastro único, após isso poderá ser solicitado o benefício BPC LOAS.

Leia mais: Calendário Abono Salarial PIS/PASEP 2024 Liberado! Assim, confira Agora as Datas de Pagamento!

Como solicitar o BPC LOAS:

Para você solicitar o BPC LOAS, é necessário você reunir os documentos que citamos acima e solicitar por meio  do telefone 135,  ou se você preferir, também pode solicitar por meio da plataforma Meu INSS.

Leia mais: STF libera Pagamento de R$ 95 bilhões em precatórios do INSS! Veja quem recebe

Esta plataforma está disponível para ser acessada em seu computador ou ser baixada o aplicativo por meio do seu celular pela App Store ou pela Play Store.

Veja agora:

INSS e GOVERNO vão ANTECIPAR o 13° SALÁRIO para Aposentados e Pensionistas em 2024!? (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extraTenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.