Trabalhou entre 1971 e 1988 ? Então, você pode ter saque extra a receber, Confira no artigo a baixo se tem algo para resgatar.
A Caixa Econômica Federal liberou o saque de cotas PIS/Pasep para quem trabalhou entre 1971 e outubro de 1988. Confira.
O fundo PIS/Pasep é formado pelo Programa de Integração Social (PIS) destinado e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep).
Segundo o Banco aproximadamente 10,5 milhões de pessoas possuem o direito de receber este fundo que totaliza então um valor de R$ 23 bilhões.
O que é a cota PIS/PASEP?
O saque extra de cotas do fundo PIS/PASEP ficará disponível até o dia 1 de junho de 2025. Ocorre que o o valor destas cotas está disponível para saque desde ano de 2019. Porém, a maioria dos trabalhadores que possuem direito ao valor fez o resgate.
Viu isso? Quem tem direito ao abono natalino no final do ano? Veja
O beneficio do saque de cotas PIS/PASEP está disponível apenas para quem trabalhou entre 1971 e 1988 com carteira assinada e para servidores públicos ativos nesta mesma época.
Isto porque, entre 1971 e e 04 de outubro de 1988 os empregadores faziam depósitos em nome dos trabalhadores. Neste sentido, o valor da contribuição à época era pago por meio de cotas.
Por outro lado, atualmente os recursos recebidos pelas contribuições ao fundo PIS/Pasep é utilizado para manter benefícios aos trabalhadores. Como o auxílio de pensão por morte ou doença, o seguro-desemprego e o abono salarial.
Quem poderá receber o saque extra do PIS/PASEP?
Primeiramente, para ter direito ao saque extra das cotas é necessário que o beneficiário tenha sido trabalhador com carteira assinada ou servidor público entre 1971 e 04 de outubro de 1988.
Veja Agora: AUMENTO NO SALÁRIO MÍNIMO DO INSS CONFIRMADO!
Assim, os herdeiros dos beneficiários que se encaixam na descrição acima podem receber no lugar do parente falecido que não tenha feito o saque das cotas. Dessa forma, os trabalhadores do setor privado que são pagos pela caixa recebem o PIS – Programa de Integração Social.
Já o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) é destinado do trabalhador do setor público é pago pelo Banco do Brasil.
Ademais, é necessário comprovar um dos requisitos abaixo para sacar o saque extra PIS/PASEP:
- Todos os beneficiários, de acordo com a Lei 13.932/2019;
- Aposentadoria;
- Idade igual ou superior a 60 anos;
- Invalidez (do participante ou dependente);
- Transferência para reserva remunerada ou reforma (no caso de militar);
- Idoso e/ou portador de deficiência alcançado pelo Benefício da Prestação Continuada;
- Neoplasia Maligna – Câncer – (participante ou dependente);
- SIDA/AIDS (do participante ou dependente);
- Doenças listadas na Portaria Interministerial MPAS/MS 2.998/2001 (participante ou dependente);
- Morte do participante (situação em que o saldo da conta será pago aos dependentes ou sucessores do titular).
E o pagamento do PIS/Pasep de 2022?
O saque extra do PIS/Pasep deveria ter sido pago no ano de 2020, porém foi liberado apenas este ano. Dessa forma, o pagamento está sendo feito somente este ano devido a pandemia de Covid-19 e o pagamento do programa de auxílio emergencial.
Urgente: Reajuste no salário dos aposentados 2022! Veja agora!
Neste sentido, o PIS que deveria ter sido pago no ano de 2020 já foi disponibilizado para saque e encerrado. Por outro lado, o valor do Pasep ficará disponível para saque até dezembro/2022.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Assim, agora que você sabe sobre o saque extra receba todas nossas informações todos os dias de forma gratuita! Então nos siga em nossas redes sociais:
ENTÃO CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM DO BLOG!
EM SEGUIDA CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK DO BLOG!
Dica extra: tenha todas as informações sobre o INSS e de forma rápida sem precisar ler as notícias e mais: clique aqui, se inscreva e então se preferir, assista!
Veja Também:
Comissão libera margem social para aposentados!
Saque extraordinário do FGTS: DINHEIRO liberado – confira
Aumento da margem consignável vai acabar! Veja agora